Primeiro-ministro da Inglaterra anunciou nesta segunda-feira que vai deixar o governo
Segunda 22/06/26 - 6h55 O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira, dia 22, que irá renunciar ao cargo .
O anúncio foi feito em entrevista coletiva na porta da residência oficial do governo, no número 10 da Downing Street, em Londres .
Starmer afirmou que permanecerá no cargo como chefe de governo interino até que o Partido Trabalhista escolha um novo líder, o que deve ocorrer até o retorno do parlamento em setembro .
“Permaneço no cargo até o término da disputa e farei tudo ao meu alcance para garantir uma transição de poder ordenada. Darei total apoio ao meu sucessor”, declarou o premiê .
A decisão ocorre após meses de pressão política interna e queda acentuada em sua popularidade .
O fator decisivo para o anúncio foi a vitória expressiva do ex-prefeito de Manchester, Andy Burnham, em uma eleição parlamentar na última semana, que o credenciou como o principal nome para substituir Starmer na liderança do partido e, consequentemente, no cargo de primeiro-ministro .
A renúncia de Starmer marca mais uma mudança na liderança britânica, tornando-o o sexto primeiro-ministro a deixar o cargo de forma prematura em uma década .


